quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conscientização

Essa palavra não era tão usada na época dos nossos avós. Já hoje em dia o que mais ouvimos é esse termo, não importa onde vamos, na escola, na TV, até mesmo nas ruas ouvimos algumas pessoas que mesmo sem usufruir um vasto conhecimento, tem mais ou menos uma ideia do que essa palavra significa.
Não é uma palavra de fácil percepção e emprego, porque na verdade conscientização é muito mais que uma simples palavra, é o processo de fazer com que a comunidade conheça seus direitos e deveres, e o pratique. É o homem se descobrindo, segundo Paulo Freire, exige-se do homem reflexão, critica, invenção, decisão organização, ação, todas as coisas pelas quais se cria a pessoa e que fazem dela ser não somente adaptado á realidade e aos outros, mais integrado.
A conscientização não é o simples conhecimento do que algo é, ou significa, é um processo baseado na relação consciência-mundo, de um lado você, do outro o mundo que precisa que você tenha conhecimento o suficiente para cuidar bem dele. Desta forma, conscientizar significa adquirir sua própria liberdade é LIBERTAR-SE, porque é daí que o homem percebe tudo o que o cerca, pois a consciência humana está interligada com o mundo real, sendo assim a conscientização é a luta que travamos para livrar-nos dos obstáculos que nos impedem de ter uma boa percepção do mundo cotidiano. Visto que é um processo, a conscientização é lenta, exigindo muita paciência e trabalho.
Todos nós sabemos onde isso nos leva, o desmatamento no Brasil, ocorre principalmente, para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidreléticas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.
A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15 % era ocupado pela Mata Atlântica, hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta!
A natureza chora de dor, e nós ainda podemos fazer algo, se todos nós pensarmos um pouco e nos conscientizarmos chegaremos sim a uma solução, hoje pode até parecer que não faz falta, mais faz, e para os nossos filhos, e netos, fará mais ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário